quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

6.º DIA - PUERTO MADRYN

O planejamento de hoje previa uma visita a Península Valdes. Com algumas informações obtidas no centro de apoio ao visitante seguimos em direção a Puerto Pirâmide, que é o local mais desenvolvido da península, mesmo contendo apenas 400 habitantes. Trata-se de um vilarejo muito pequeno mas com bom restaurante, hotel, posto de gasolina, etc. Ventava muito, mas muito mesmo. O GPS recomendava ir por asfalto, mas optamos por ir margenado a costa por estrada de ripio e curtindo o visual. Contornamos a península num percurso de mais de 180 km de estrada de ripio. Defender blocada e flutuando sobre as pedras. Muito gostos esta tocada.


Vista do atlântico

Tadeu deslocando-se em estrada de ripio

elefante marinho tomando um solzinho

Foto dos Restauerstrelli

Ossada de um baleia macho jovem encontrada em 1985 morta em Puerto Pirâmide

Colonia de pinguins

Dudu tentando voltar pro carro. Era muito vento.

Vista do local onde se ficam agrupados os elefantes marinhos

Elefantes marinhos se refrescando


Estrada de ripio.

4º e 5º dias - Deslocamentos entre Zarate e Puerto Madryn

Pessoal.

O 4º dia foi para nos deslocarmos de Zarate até Bahia Blanca. Descemos pela ruta 3 e apesar da grande maioria ser em estrada de mão dupla não tivemos problemas no trajeto. Devido a necessidade de trocarmos moeda (reais por pesos) optamos por passar em Buenos Aires, fazer o cambio lá, almoçar e daí se deslocar para Bahia Blanca. Acabamos saindo de Buenos Aires por volta das 15 horas e já na saída pegamos muita chuva, mas que com paciência e companheirismo foi facilmente superada. Chegamos em Bahia Blanca por volta das 21 horas, fizemos um lanche e fomos para o hotel fazer check-in.

O 5º dia foi para deslocamento entre Bahia Blanca e Puerto Madryn. Na saída passamos no museu e no porto.


barco pesqueiro de 1930

Tadeu provando o chapéu de Carlos Gardel

Meninas fazendo o cabelo num salão do século passado

Fomos para a estrada e este trajeto é praticamente todo em pista simples, mas com retas muito longas e que facilitam as ultrapassagens, fazendo com que o percurso seja bem mais rápido que o normal. Chegamos em Puerto Madryn tranquilamente no final da tarde, apesar de termos peo ventos fortes que são comuns nesta região e termos parado para uma foto com o Gauchito Gil.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

1º DIA - Deslocamento entre Curitiba e Vacaria



E finalmente a angustia acabou, e chegou o dia de partir. Marcamos a saída e 14:30 horas estávamos no local definido, o Posto Pelanda na Br 116. Colocamos os últimos adesivos da viagem e fomos para a estrada. Saímos às 15:20 percorrendo tranquilamente o trajeto programado até Vacaria. Estrada boa e trânsito tranqüilo. Às 21:45 fizemos o check-in no hotel. Saímos para Jantar num restaurante próximo e voltamos para dormir.




2º DIA - Deslocamento entre Vacaria e Uruguaiana


Manhã seguinte  destino Uruguaiana, estrada tranquila, paramos para almoçar em São Miguel das missões.

 


 

No trajeto entre Vacaria e Uruguaiana, paramos para abastecer e no posto encontramos um rapaz do Piauí que já percorreu 50 países, fez 300 mil km e já consumiu 16 bicicletas. Com o término de seu patrocínio, estava parado no posto tentando um novo patrocínio ou uma carona para ir até São Paulo.

 


 

Vencidos os 733 km do dia, chegamos a cidade de Uruguaiana. Nos hospedamos e nos reunimos para tomar um chimarrão e uma piscina  pra relaxar.

 


 


3º DIA - Deslocamento entre Uruguaiana e Zarate

Domingo levantamos mais cedo com aquele costumeiro receio da demora na aduana, mas em menos de 30 minutos estávamos na Argentina.  Nos informaram que no domingo o câmbio abre depois das dez horas, então trocamos no paralelo um pouco de reais por peso argentino e fomos para a estrada que estava tranquila. Entre Uruguaiana e Zarate ela é quase toda em pista dupla.

Abortamos Rosário pois a estrada é muito ruim neste trecho e conforme orientação de nossos amigos Gaúcho e Sargaço, optamos por alterar a parada mudando-a para a cidade de Zarate.

Acabamos descobrindo que domingo é um bom dia para fazer esse trecho onde tem muita polícia (aqueles que nos vendem aqueles atlas argentinos inúteis e nos pedem contribuições) pois passamos por vários deles e só nos pararam duas vezes.



Esta foto foi tirada na ponte sobre o rio Paraná Guazú onde, uma linha férrea margeia a ponte até se unir a ela. Por sob a ponte passam navios de grande porte.

E chegamos em Zarate, cidade muito quente e deserta durante o dia, porém quente e agitada a noite. Descobrimos isto jantando na esquina do Tango. Pela foto abaixo demonstra-se que Zarate é a capital provincial do Tango.


Tivemos que postar os 3 primeiros dias num só pois tivemos dificuldades com internet e tempo disponível nestes dias. Amanhã faremos o deslocamento entre Zarate e Bahia Blanca. Até lá.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Check-list de viagem.

 - Carta verde - OK
 - Permissão Internacional para dirigir - OK
 - Carteira internacional de vacinação - OK
 - Lençol branco (mortália) - OK
 - Cambão - OK
 - Dois triângulos - OK
 - Engate traseiro com bola removível - OK
 - Ferramentas no porta-malas - OK
 - Adesivos de viagem - OK



 - Camisetas de viagem - OK
 - Reservas dos hotéis - OK
 - Painel de bordo - OK
 - Mapa do GPS atualizado - OK
 - Inversor de tensão (12v para 110v) - OK
 - Identidade emitida a menos de 10 anos - OK
 - Passaporte - OK
 - Kit resgate - OK
 - Itens de primeiros socorros - OK
 - Material de limpeza do parabrisa - OK
 - Chave reserva do carro para deixar com o parceiro - OK
 - Vontade de viajar - OK

Beleza. É só aguardar a hora e botar o pé na estrada.

Atenciosamente

Os Resnauerstrelli

domingo, 25 de novembro de 2012

Pessoal.

Dia 07 de dezembro próximo, em duas familias, sairemos em direção ao Ushuaia. O roteiro contemplará a passagem pelas seguintes cidades:
Curitiba, Vacaria e Uruguaiana no Brasil, Rosário, Bahia Blanca, Puerto Madryn, Comodoro Rivadavia, Sarmiento, Rio Gallegos e Ushuaia na Argentina, Punta Arenas e Puerto Natales no Chile, El Calafate, El Chaltén, Perito Moreno, Esquel, San Carlos de Bariloche, San Martin de Los Andes, Neuquén, Santa Rosa e Rosário na Argentina, Uruguaiana, Vacaria e Curitiba finallizando a viagem. Passaremos o NATAL em El Calafate e o ANO NOVO em San Martin de Los Andes. Em Puerto Madryn teremos um dia livre para visitar a Península Valdez. Em Sarmiento visitaremos o parque denominado de Floresta Petrificada. Em Ushuaia teremos dois dias livres para passear pelo trem do fim do mundo e passear pela cidade. Em Punta Arenas conheceremos o Estreito de Magalhães e faremos algumas comprinhas, já que lá tem uma zona franca. Em Puerto natales visitaremos Torres del Paine. Em El Calafate receberemos a visita da Karin e do Diego que virão de avião para passar o NATAL conosco. Ali visitaremos o Glaciar Perito Moreno, passearemos de catamarã, caminharemos pelas geleiras e tomaremos o famoso whisky com "gelo milenar". Na saída para El Chaltén deixaremos nossos filhos no Aeroporto para retornarem para Curitiba e visitaremos o parque Fitz Roy. Em Bariloche levaremos nossos amigos para conhecer os pontos turísticos da cidade, tais como, o Cerro Otto, o Cerro Catedral, a Vila Suissa, o Restaurante giratório e o Cerro Campanário. De lá seguiremos para a cidade de San Martin de Los Andes onde passaremos o ANO NOVO. De lá então seguiremos em deslocamento para Curitiba finalizando a viagem. Postaremos diariamente os acontecimentos e as melhores fotos, deixando um registro de viagem e informações importantes para aqueles que quiserem seguir estes passos, de forma semelhante ao que fizemos com o blog da viagem de fim de ano de 2011 quando fomos RUMO A LLANQUIHUE. Quem quiser consultar o blog do ano passado, basta acessar o link - rumoallanquihue.blogspot.com .

O trajeto que planejamos segue na figura abaixo e totaliza 12 mil kilometros.



Esperamos que gostem do blog e que nos acompanhem ao longo da viagem.

Atenciosamente

Vinicius, Katia, Karin, Victor, Tadeu, Cris, Diego e Dudu.
"Os Resnauerstrelli"